A JANELINHA

  Loja para Bebé - Decoração, Móveis e Enxoval

O Enxoval do Bebé

Depois de termos analisado algumas ideias base para a compra do enxoval do bebé aqui, vamos ver o que efectivamente é necessário comprar.
ROUPA e ENXOVAL: 

- 4  bodies interiores 0M 
Os de trespasse são mais fáceis de vestir e mais confortáveis para o bebé. Há boas marcas, como a Pim Pam Pum que têm body's de algodão cardado para Inverno (mais quentinhos). Atenção que em muitas marcas o tamanho zero é o tamanho de prematuro (45 cm). Tenha sempre o cuidado de esclarecer este pormenor para não comprar interiores que não irá usar.

- 6 bodies interiores 1M

- 4 calcinhas com pé 0M
Para vestir por baixo dos cueiros ou dos babygrows; no Verão não são necessárias mas compre sempre um ou dois pares para o caso de haver uma noite mais fria.

- 6 calcinhas com pé 1M

- 6 camisas ou 6 bodies com gola de renda 0 e 1 M
Só se quiser usar cueiros; body's com gola são mais práticos do que as camisas pois estas exigem que vista também um body interior.

- 4 camisolas em lã ou algodão
Também para os cueiros.

- 4 casacos 0/1 mês
De lã ou algodão conforme a estação do ano.

- 4 cueiros
É opcional, conforme o gosto dos pais.

- 2 conjuntos para sair 1M
Calças ou jardineiras, camisola e casaco, vestido e casaco, fofo... 

- 2 Toucas ou dois Gorros
De lã, laminado ou algodão, conforme a estação do ano.

-  4 Babygrows 0M
Se apenas os usar durante a noite, como pijamas. Deverão ser mais se também preferir esta peça de roupa para usar também durante o dia. Devem ser laminados para Inverno (mais quentinhos) ou malha para Verão (mais frescos). Tenha sempre cuidado com a qualidade para não provocar desconforto ao bebé. Prefira marcas portuguesas onde a qualidade dos tecidos e o pormenor dos acabamentos não têm rival.

- 6 Babygrows 1M

- 6 Pares de Meias R/N
Devem calçar-se por baixo das calças com pé ou dos babygrows, quando o tempo está mais frio, já que os recém nascidos perdem muito calor pelas extremidades.

4 Pares de Botinhas de lã (no Inverno) ou de algodão (no Verão)
Só em dias de calor muito acentuado o recém nascido pode ficar com os pés descalços

- 1 casaco grosso (apenas no Inverno)
ou
- 1 saco de Inverno
Apenas no Inverno, claro. Prefiro ao casaco pois os bebés ficam confortáveis, quentinhos e à vontade. são óptimos para andar com o bebé na rua, pois a maioria tem buracos para os cintos do ovo.

- 3 mantinhas (de lã ou algodão conforme a estação do ano)

- 2 envoltas

- 10 babetes pequeno plastificados no verso ou no interior
Para quando os bebés se começam a babar

- 15 fraldas de pano 
São a ajuda nº1 das mães. Servem para tudo. Para limpar a boca do bebé, para colocar ao ombro sobre a nossa roupa quando temos o bebé ao colo, para o tapar no carrinho... e sujam-se à velocidade da luz. Nunca são demais!

CONFORTO:

Obviamente nem tudo é necessário. Escolha o que comprar de acordo com o que necessita e, claro, de acordo com as suas preferências.

- 1 berço
Para os primeiros meses no quarto dos pais. É mais aconchegante e prático pois pode circular com ele pela casa.

- 1 cama de grades para o quarto do bebé 
Os bebés devem mudar-se para o quarto entre os 4 e os 6 meses, salvo alguma contra-indicação. Na verdade, esta mudança acaba por se fazer quando o bebé já dorme a noite toda. A OMS começou agora a aconselhar em manter os bebés no quarto dos pais durante o 1º ano de vida, mas sendo uma recomendação muito recente ainda não tive feed-back por parte de outros organismos ou pediatras. Basicamente deve prevalecer o bom senso dos pais e o necessário para que o bebé esteja bem.

Alguns pais usam a cama de grades para deitar logo o recém nascido, mas na minha opinião os bebés sentem-se um bocadinho perdido. E claro que usar redutores está fora de questão por serem bastante perigosos.

- 1 alcofa ou ceira 
Para pôr dentro do berço ou da cama e o bebé, no caso de ser pequenino, se sentir mais aconchegado. Ou para circular pela casa. É uma excelente opção quando se vive numa casa com dois pisos e por razões óbvias não se consegue trazer o Berço para a sala.

- 2 resguardos impermeáveis para o colchão do berço

- 2 resguardos impermeáveis para o colchão da cama de grades (forrados)

- 2 forras para o colchão do muda fraldas 

- 3 ou 4 conjuntos de lençóis para berço

- 4 conjuntos de lençóis para cama de grades

- 2 cobertores
Para berço ou cama de grades, conforme o caso; no berço pode usar um de cama de grades dobrado ao meio. Se for Inverno, pode precisar de mais ou complementar com mantinhas, para que não fique tão pesado.

- 1 conjunto de protector e colcha para a cama de grades

- 4 Toalhas de Banho
Atenção à qualidade do turco. Prefira artigos nacionais que são do melhor que há.

- Cesto ou Tabuleiro para ordenar os produtos de higiene do bebé

- 1 ou 2 peluches musicais

- 1 ou 2 mobiles
Se tiver possibilidades de ir alternando, será sempre mais divertido para o seu bebé

- 1 intercomunicador

- 1 Termómetro/Higrómetro
Fundamental para ter o ambiente do quarto nas condições ideais, principalmente no Inverno, já que temos tendência a aquecer demasiado o quarto do bebé. A temperatura ideal, recomendada pela SPP, é entre os 18 e os 21º.

- 1 espreguiçadeira
Pode ser utilizada a partir do 1º mês e é um meio excelente para andar com o bebé pela casa e começar a introduzi-lo nas rotinas da família. 
HIGIENE:

- 1 Banheira com Muda-Fraldas ou uma Banheira com Suporte desmontável
Conforme o espaço que a casa oferece e a preferência dos pais.

- Escova e Pente

- Conjunto de Manicure (tesoura, lima e corta-unhas)

- Esponja para banho
Opcional. Pessoalmente acho que o toque das mãos na pele é importante na relação mãe ou pai e bebé.

- Aspirador nasal

- Termómetro para a água do Banho 
A temperatura da água deve estar a 37º.

- Produtos de Higiene 
Tenho uma marca de eleição, a Uriage. No entanto, sei por experiência própria que muitos recém-nascidos têm a pele tão sensivel que mesmo produtos de boas marcas podem ser demasiado agressivos. Foi o caso do meu filho G*, que durante os primeiros 6 meses teve que usar Aveeno, uma linha com farinha de aveia coloidal especialmente desenvolvida para bebés com pele hiper sensivel. Assim o ideal será arranjar amostras ou embalagens pequenas de duas ou três marcas que goste muito para poder experimentar. Na primeira consulta a que levar o seu bebé, deverá pedir ao Pediatra para a orientar na melhor escolha de acordo com o tipo de pele do seu bebé.
REFEIÇÕES:

- 3 Biberões de 120 ml 
Para a água (mesmo que amamente em exclusivo, deve oferecer-se água ao bebé em situações extremas como muito calor ou ambientes com ar condicionado ou aquecimento central) e para o leite nas primeiras semanas; previna-se mesmo que esteja a pensar dar de mamar; utilizará sempre os biberões nem que seja depois dos 6 ou 12 meses)

- 2 Biberões de 240 ml

- 4 Biberões de 340 ml 
Embora o bebé nunca beba mais do que 240 ml de leite por refeição, o biberão tem que ter maior capacidade para poder agitar confortavelmente 240 ml de água mais 8 colheres de leite em pó).
Muito sinceramente, a maioria das marcas que estão à venda nas boas Lojas de Bebé, são excelentes. Todas são anti-cólicas e todas se adaptam bem à boca do bebé. Por isso os pais devem escolher de acordo com a sua preferência e empatia.

- 1 Bomba para extrair leite
No caso de estar a amamentar. Só a retire da embalagem quando a for mesmo utilizar. Se não a usar, poderá sempre devolvê-la e trocar por algo que lhe faça falta.

- 10 caixas para armazenar leite retirado do peito e que se pode conservar no frigorifico e até congelar

- 1 caixa com divisórias para transportar leite em pó (o biberão só deve ser feito na altura em que o bebé o vai tomar)

- 3 chupetas
De preferência de marcas diferentes para que o bebé possa perceber quais as que gosta mais; alguns gostam de todas mas a maioria tem preferências e gostos muito especificos)

- 1 saco térmico para transportar um ou dois biberões com água quente

- 1 esterilizador
Tudo deve ser esterilizado nas primeiras semanas: chuchas e respectivas caixas, biberões, bicos de peito... 

- 1 escovilhão para limpar biberões

- 1 aquecedor de biberões
há marcas em que o esterilizador também serve para aquecer os biberões, o que é uma solução mais prática e económica.


E mais tarde irá ainda precisar:

- 2 conjuntos para refeição

- 10 babetes grandes plastificados
Só serão necessários quando o bebé começar a comer a primeira papinha, aos 4 ou aos 6 meses, conforme esteja ou não a ser amamentado em exclusivo

- 1 cadeira para a papa (a partir dos 6/7 meses)
SEGURANÇA AUTO:

Iremos fazer em breve um artigo sobre esta matéria tão importante. Mas deverá comprar:

- Chassis com Alcofa (para passear confortavelmente o bebé, "Ovo" (para o automóvel)  e Cadeira de Passeio (numa fase mais tarde)

- Capa para proteger da chuva

- Sombrinha para o sol (opcional; é giro mas não é muito prático pois é preciso estar sempre a orientá-la de acordo com a direcção do sol)


autor: A JANELINHA