A JANELINHA

  Loja para Bebé - Decoração, Móveis e Enxoval

O que vestir a um bebé recém nascido?

Uma das primeiras preocupações de uma futura mamã, é saber como vestir o seu bebé, que quantidade de roupa deverá comprar e qual a roupa adequada para um recém nascido.

Eis alguns pontos importantes a ter em consideração:

1. Qual a altura do ano em que nasce o Bebé?

Se nascer em pleno Verão ou em pleno Inverno, torna-se mais fácil pois sabemos que ou precisa de roupa fresquinha ou de roupa muito quentinha. A dificuldade surge quando o bebé nasce em alturas de mudança de estação como Abril/Maio ou Setembro/Outubro. Tendo em conta o nosso clima, aqui n'A Janelinha aconselhamos comprar roupa mais fresca para estas épocas de transição. Se estiver frio, é mais fácil acrescentar um casaquinho ou pôr uma mantinha por cima do bebé. Se estiver calor e a roupa que tiver for muito quente, provavelmente não a vai conseguir utilizar. No entanto, mesmo para o Verão, previna-se com duas ou três peças mais quentes para não ficar completamente desprevenida.


2. Cueiros ou Babygrows

É uma das grandes dúvidas das Mães. O que é mais prático? O que é mais bonito? Cueiros para Rapaz, sim ou não?

Na minha opinião, vale principalmente o gosto dos pais. No meu caso, quando nasceu o G*, usei Cueiros durante o dia e Babygrows à noite, que vestia depois do banho. Era uma das formas que utilizei para ajudar a distinguir o dia da noite.

A versão moderna do Cueiro com pernas tem tido tanto sucesso que a pedido de muitas Mãmãs passamos também a fazer em cor de rosa.

Mas o Cueiro tradicional é lindo para Rapaz e para Rapariga e além das cores óbvias para cada sexo, há padrões claramente arrapazados como as riscas azuis ou os lisos azul oxford. Golas com folhos e laçarotes também depende exclusivamente do gosto dos Pais. Pessoalmente, acho que os bebés assim vestidos ficam um amor, sejam de que sexo for. Adoro!

3. Roupa de Verão e de Inverno

Algumas boas marcas têm interiores de Verão e de Inverno, estes últimos cardados para serem mais quentinhos. Escolha sempre bons algodões  de preferência de marcas portuguesas como a Pim Pam Pum ou a Laranjinha que garantem a qualidade dos algodões que usam. Algumas lojas vendem interiores muito baratos, mas atenção à qualidade do algodão que pode causar alergias à pele sensível dos recém nascidos. Além disso, há interiores de marcas de tão má qualidade que logo à primeira lavagem ganham borbotos e afins.

Também os Babygrows são diferentes para as duas estações: laminados para Inverno e malha para o Verão. A Janelinha tem sempre, todo o ano, os dois tipos de Babygrows. Abrir atrás ou à frente, é também uma questão que se coloca frequentemente. Os recém-nascidos não se mexem, pelo que para apertar botões atrás é só pô-los de barriga para baixo e voilá. Fundamental é que tenham molas até ao pé para permitir mudar a fralda sem ter que despir o bebé todo.

Os cueiros de Inverno são normalmente forrados a flanela ou feitos em tecidos mais quentinhos. Os fatinhos em lã são também uma boa opção para o tempo frio, mas atenção à qualidade das lãs que deve ser macia e própria para recém nascidos.

No Verão use e abuse dos fofos (tanto para rapaz como rapariga já que existem padrões e modelos próprios para cada sexo), das túnicas, dos vestidos, ou seja, de tudo que deixe ao leú as pernas dos bebés. Ficam lindos e amorosos, além de ficarem fresquinhos e confortáveis.

                  Já lá vão 12 anos e eu acho que cada vez há roupa mais gira para recém-nascido.
4. É necessário comprar o tamanho zero?

Claro que sim. O tamanho zero é feito para bebés de cerca de 50 cm que é o tamanho com que nascem 95% dos bebés a termo. Além disso, todos os bebés perdem peso depois de nascer. Vai usar pouco tempo? Claro que vai, por isso não precisa de comprar 10 conjuntos neste tamanho. Uns 4 tamanhos deverá ser suficiente. Se o bebé nascer pequenino (abaixo dos 3 quilos), reforce nessa altura com mais dois ou três conjuntos. O tamanho 1 é feito para cerca de 56 cm pelo que vestir roupa tão grande a um recém-nascido apenas o vai incomodar com o excesso de dobras e tecido, além de não ficar com um aspecto nada apetitoso.

Atenção ao tamanho 00, que é o tamanho de prematuro (45 cm) e que algumas lojas indicam como tamanho de recém nascido. Estes sim, provavelmente não os chegará sequer a estrear.


5. Como lavar a Roupa do Recém-nascido

A roupa dos bebés não deve ser lavada em conjunto com a roupa dos pais mas pode perfeitamente ser lavada na máquina. Deve utilizar um detergente próprio para roupa de bebé que encontra na maioria dos supermercados. Os detergentes normais têm lexivias e abrasivos que são danosos para a pele dos bebés.

Estenda a roupa do lado direito para minimizar a contaminação do interior da roupa, mais em contacto com a pele do bebé, por insectos e outros bicharocos que possam andar pelo ar.

Não tenha medo de ser exagerada com a limpeza e higiene do enxoval do seu bebé. Os recém-nascidos são muito sensíveis ao meio exterior por ainda não terem as defesas completas, pelo que aquilo que é absolutamente inofensivo para um adulto, pode causar algum dano a estes seres tão pequeninos e indefesos.

Autor: A JANELINHA